telefone: +351 253 257 222 | fax: +351 253 257 223 | email: apfel$pt$geral

E-Learning login: entrar

Bolsa de Estágio

Serviços | HACCP

Devido ao facto de nos encontrarmos atentos à evolução da sociedade bem como às suas novas exigências, não podíamos ser indiferentes às carências denotadas em variadíssimas organizações ligadas à cadeia alimentar. As alterações legislativas, a publicação de novos referenciais e uma fiscalização mais apertada dos diversos intervenientes na cadeia alimentar, desde o produtor agrícola até ao restaurante, vieram colocar a questão da segurança alimentar na ordem do dia.

Para quem tem a sua actividade relacionada com a produção, manuseamento ou transporte de produtos alimentares, ou actividades com estas relacionadas (produção de embalagens, por exemplo) muitas são as questões que se colocam. Tendo consciência da dificuldade de interpretação bem como da correcta aplicabilidade das normas, apostamos em técnicos com reconhecido currículo.

1. O que é o HACCP?
2. Onde se aplica o sistema HACCP?
3. O sistema de HACCP é obrigatório?
4. Quais são os princípios do HACCP?

1. O que é o HACCP?
O sistema HACCP (Hazard Analysis Critical Control Point, ou em Português, Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo) é uma abordagem sistemática e estruturada sobre o processo produtivo dos alimentos, reconhecida internacionalmente, que permite obter produtos com elevada segurança. É um sistema de segurança alimentar concebido para prevenir, ou minimizar, os riscos alimentares, através do controlo dos factores capazes de prejudicar a qualidade dos alimentos no que se refere à probabilidade de contaminações químicas, físicas ou biológicas dos alimentos.

2. Onde se aplica o sistema de HACCP?
Os sistemas de HACCP podem ser implementados em todas as fases relacionadas com a produção de alimentos, desde a produção primária até ao fornecimento directo de alimentos ao consumidor, ou seja, toda a cadeia alimentar desde o produtor agrícola até ao restaurante. Estão também incluídas no âmbito do HACCP todas as actividades que forneçam produtos/ materiais para alguma fase da cadeia alimentar, como por exemplo, transportadores ou fabricantes de recipientes/ contentores para alimentos.

3. O sistema de HACCP é obrigatório?
O Regulamento (CE) 852/2004 de 29 Abril, de aplicação directa em todos os Estados Membros, prevê que, a partir de Janeiro de 2006, todos as actividades relacionadas com o ramo alimentar implementem um Sistema de Segurança Alimentar, com excepção das actividades de produção primária. Este regulamento prevê que no Sistema de Segurança Alimentar a implementar sejam aplicados os princípios do HACCP.

4. Quais são os princípios do HACCP?
O HACCP é um método baseado na aplicação de sete princípios técnicos e científicos que tem por finalidade garantir a inocuidade dos alimentos:
1º - Análise dos perigos;
2º - Identificação dos Pontos Críticos de Controlo (PCC’s) ;
3º - Determinação dos Limites Críticos;
4º - Estabelecimento de procedimentos para monitorizar os PCC’s;
5º - Estabelecimento das Acções Correctivas;
6º - Estabelecimento de procedimentos de verificação;
7º - Estabelecimento da documentação relativa aos procedimentos a adoptar e controlo de registos.